terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Viajando em grupo




O motociclista deve comparecer ao local destinado para a saída com a motocicleta abastecida e os pneus dela calibrados. Isso tem por fim evitar atrasos desnecessários, bem como possível dispersão do grupo.
Combinado o local do destino, os motociclistas poderão escolher um "guia" e também o "ferrolho".
LÍDER DE PERCURSO (GUIA):
Motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos.
Critérios de escolha do Guia: conhecer melhor o trajeto a ser percorrido, ser experiente.
Atribuições do Guia: manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; alertar sobre as paradas combinadas.
Em qualquer passeio, havendo um guia ou não, é interessante que o grupo somente proceda à largada depois do "OK" de todos os motociclistas, devendo já estar previamente definidos os locais de parada e o trajeto.
FERROLHO:
Motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos.
Critérios de escolha do Ferrolho: possuir moto dentre as de melhor desempenho no grupo, ser experiente.
Atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo; avançar de sua posição até o líder de percurso, caso haja necessidade de avisá-lo acerca de eventuais emergências ou situações que venham a alterar qualquer procedimento anteriormente acordado; orientar o grupo quanto ao seu correto posicionamento na faixa de rolamento.
OBSERVAÇÕES:
Líder de percurso não deverá ser ultrapassado. No entanto, havendo a intenção de um ou mais membros de "dar uma esticada", deverão sinalizar tal procedimento ao líder mediante uma buzinada ou aceno característico, devendo retornar a sua posição no grupo ou parar no próximo ponto previamente combinado.
Ao líder de percurso não é permitido "dar uma esticada", já que é ele o responsável pela manutenção da velocidade combinada.
Qualquer membro poderá se deslocar até o líder ou ao Ferrolho para comunicar eventual necessidade de interrupção do percurso.
 NA ESTRADA:
A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.
As motocicletas andarão sempre enfileiradas, do seguinte modo: a primeira seguirá pelo lado esquerdo da faixa de direção; a segunda ficará do lado direito, dentro da mesma faixa, alguns metros atrás da primeira e assim sucessivamente. Acredita-se que esse modo de pilotagem tem duas grandes vantagens:
·         Permite a todos, quando necessário, a realização de frenagem, sem comprometer os companheiros;
·         Não prejudica a ampla visão que o motociclista deve ter da estrada.
Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade.

Todos os participantes do grupo devem estar sempre visualizando a motocicleta da frente e de trás. Desse modo, evitar-se-á uma dispersão.

Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

Quando estiverem duas ou mais motos, a moto da frente deverá estar sempre na esquerda da pista, pois ela estará em breve preparando uma ultrapassagem e sua visão será melhor na esquerda, se você vem logo atrás, não ultrapasse a da frente próximo de uma ultrapassagem de veículo porque a atenção do piloto estará no trânsito de sentido oposto e é bem provável que ele não perceba você entrando pela esquerda dele.

É obrigação do motociclista, mormente quando em passeio, respeitar as normas do trânsito, para que não ponha em risco a vida dele e/ou a de terceiros.

São terminantemente proibidas as ultrapassagens dentro da mesma faixa de direção.
As paradas para abastecimento e outras eventuais paradas, será sempre em postos situados do lado direito da pista. Evitando, assim, cruzamentos perigosos.

Sempre que possível, havendo perigo à frente, o motociclista levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua retaguarda. Apontam-se para os buracos existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem um certo perigo.

O motociclista neófito (ou aquele que estiver em observação) viajará sempre no final do grupo, entre dois motociclistas experientes. Os motociclistas escolhidos para essa missão farão a ele um relato acerca das condições da estrada, mostrarão ao novato a posição dele na viagem e ensinarão a ele os sinais caracterizadores de perigo:

Ao chegar no local do destino, os dois colegas comentarão as falhas que acreditam tenham sido cometidas pelo novato, caso em que o retorno será procedido da mesma forma como na vinda.
Tratando-se de motociclista em observação, e sendo observado que ele demonstrou experiência em pilotagem e viagem, os observadores o poderão liberar, desde que comuniquem essa decisão ao Presidente do Moto Clube, ou ao substituto deste, caso em que ao motociclista analisado será dada carta branca para realizar a viagem de volta, não lhe sendo permitido, entretanto, ocupar a posição de "guia" ou a de "ferrolho".
Ao conduzir a motocicleta, é importante que o motociclista faça uso de todos os equipamentos de segurança pessoal, tais como: capacete, jaqueta de couro, calça grossa, bota, luvas etc.
Não será permitido nos passeios o uso de motocicletas desprovidas de equipamentos tidos pelo Departamento de Trânsito como obrigatórios, por exemplo, retrovisores, placa etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário