domingo, 12 de dezembro de 2010

Motociclista prudente

Algumas dicas valiosas para que o motociclista possa andar com segurança:


Andar sempre no centro da faixa e manter distância segura
Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o motociclista tem o direito e o dever de se portar como se ocupasse o mesmo espaço de um carro. Por isso, o tráfego pelos chamados corredores (entre faixas) deve ser evitado. A prudência recomenda manter distância segura do veículo à frente.

Cerol pode ser fatal
Só quem tem moto sabe o quando é arriscado ter pela frente uma linha de pipa com cerol. Difícil de ser vista de longe, a linha fica totalmente transparente, aumentando o perigo. A instalação de antena apropriada previne esse tipo de acidente.

Olhar além do carro que está à frente
Se o carro à frente frear de repente, o motorista que segue
atrás precisa frear quase ao mesmo tempo. Para ampliar o
campo de visão, o ideal é olhar bem adiante para prever a possibilidade de acidentes e decidir com rapidez o que fazer em situações de risco. Ficar “colado” em outros veículos para aproveitar o vácuo aumenta o risco de acidentes.

Não trafegar pelo acostamento
Além de infração gravíssima, trafegar pelo acostamento pode colocar em risco a vida do condutor, do passageiro e dos pedestres. O acostamento é para ser utilizado somente em casos de emergência.

Manter o farol aceso, mesmo durante o dia
Ver e ser visto aumentam a segurança de quem trafega em rodovias. No caso de motocicletas, é obrigatório transitar com faróis acesos durante o dia e usar refletivo no capacete. Principalmente à noite, é recomendável o uso de roupas claras.

Ultrapassar com segurança
Se trafegar pelo corredor é perigoso, pois o espaço entre os carros é reduzido, ultrapassar pela direita, então, nem pensar! Os outros motoristas podem não ver você. Em pistas rápidas, manter a direita, facilitar as ultrapassagens dos outros veículos e guardar a devida distância de ônibus e caminhões são atitudes que contribuem para diminuir os riscos.

Atenção redobrada com mau tempo
Em caso de chuva ou neblina, a prudência recomenda reduzir a
velocidade e redobrar a atenção. Além do risco de derrapagem na
pista molhada, a visão pode ficar prejudicada. Em situações mais críticas, o melhor é sair da estrada, parar a moto em local seguro e esperar o tempo melhorar.

Não pegar vácuo
É alto o risco de colisão traseira por causa da proximidade do veículo à frente e conseqüente diminuição da visibilidade. Ao sair do vácuo, o risco de queda também é grande.

Não emparelhar com outra moto
Ao emparelhar com outra moto, as chances de desequilíbrio e queda aumentam significativamente.

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